sexta-feira, 9 de março de 2012

O grito de Carnaval

Oi gente. Demorou, mas estamos de volta.
Nessa primeira postagem de 2012 vamos falar sobre o carnaval. Um pouco tarde, mas diz que o ano só começa depois do carnaval. kkkkkkk

O Nosso Grito de Carnaval  


Surgido na Europa, o carnaval é uma festa profana e várias vertentes quanto às suas origens são cogitadas: alguns teóricos acreditam ter suas raízes em rituais celebrados na Roma antiga e outros vinculados a rituais pagãos. Contam alguns historiadores e antropólogos que sua realização ocorria em dias anteriores ao período denominado quaresma (um período de 40 dias que antecede a ressurreição de Cristo para a Igreja Católica). É, na verdade um exagero na comida e na bebida com o consumo excessivo da carne vermelha visto que no período da quaresma o alimento principal é o peixe.

Assim, o carnaval foi se disseminando por vários países e incorporando novas características. Sempre agrupando peculiaridades do ambiente cultural a que ele foi inserido, o carnaval é uma das maiores manifestações culturais no mundo, especialmente no Brasil. 

Como não poderia ser diferente, o carnaval invade não somente as ruas e espaços públicos, mas as casas, as escolas, as academias e demais setores sociais. E com muita alegria o Talibah Centro de dança abre as portas a seus alunos com um divertido "Grito de Carnaval."


O ponto chave de nossa confraternização foi reencontrar amigos e amantes da dança para se divertir, comer muito e jogar confetes.  O figurino das participantes foi um show a parte. Dentre várias fantasias tivemos: Bruxa, Amy Winehouse, Juninho Play, Fada, Bailarina, cigana e maravilhosas máscaras que remetiam ao carnaval de Veneza na Europa.
   

A diversão ficou por conta de várias músicas selecionadas de forma criteriosa, mas nada superou um cd maravilho de marchinhas da mãe de Aline Dosea associado a um banquete de guloseimas: brigadeiro (de bala, ovomaltine e caseiro), coxinha, pão de queijo, canudinho, empada, torta de atum. Ufaaaaaa! Quanta delícia. Realmente concretizamos o que dizem os estudiosos: exagero nos comes e bebes. Kkkkkkkk. 
Enfim, seja para ritualizar, comer, beber ou se divertir o grito de carnaval como qualquer outra manifestação cultural serve para criar relações sociais ou simplesmente reafirmá-las. E desta forma o Talibah Centro de Dança proporciona aos seus alunos a possibilidade de criar vínculos que vão além da relação profissional e professor-aluno, ou seja, a formação de vínculos afetivos, amigáveis.

Bom, espero que tenham gostado e se divertido um pouco com as imagens do Nosso Grito de Carnaval 2012 da mesma forma que nós, que fazemos a família Talibah, nos divertimos. Deixe seu comentário abaixo sobre a melhor fantasia.

Bjins
Liana Matos
Grupo Talibah