quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Espetáculo " O Descobrimento do Brasil em Dança e Prosa"


Fim do ano chegando e com ele...nosso espetáculo!!
Como encerrar um ano letivo e confraternizar com nossos amigos de forma inesquecível?
 
A busca por um tema era o primeiro passo. E dentre várias opções temáticas e demasiadas reuniões, o nosso tema finalmente foi escolhido: O Descobrimento do Brasil. Escolhemos contar em forma de Dança e Prosa, a nossa velha conhecida ( e não menos importante) história do Descobrimento do Brasil com base na Carta de Pero Vaz de Caminha. E assim começou a pesquisa extensiva: leitura da carta, fichamento e resumo da mesma, pesquisa de figurino, de movimentos, e corre prá lá e pra cá; E os nossos nativos? Como representá-los sem cair na caricatura? Vamos conhecer o Xocó? O que é Toré?
 
Para quem não teve a oportunidade de conhecer, existe em Sergipe remanescentes de índios Xocós, que tem uma bela dança denominada Toré. Muito estudados por pesquisadores, antropólogos eles representam a nossa cultura que resiste ao tempo e demais fatores sociais. Quem quiser conhecer um pouquinho mais sobre esse assunto, muitas pesquisas na Universidade Federal de Sergipe dissertam sobre tal.
 
Assim, um momento do nosó espetáculo é para contar a história dos nossos habitantes primeiros, seja Xocó, seja Tupinambá, Kiriri, mas dentre todos eles são nossos primeiros habitantes a que se tem conhecimento. Não apresentaremos o Toré (até porque se tornaria mera representação de uma dança tão singular), mas uma singela "Dança dos Índios" para remeter a rituais indígenas, suas danças, crenças e valores favorecendo nossa cultura tanto  local quanto nacional.
 
 E assim a Terra de Vera Cruz será desvendada aos alcance dos nossos olhos... Veremos os pássaros e seus belos cantos, a beleza da flora e das águas cristalinas, os nativos, com seus costumes e danças, portugueses, caravelas representadas em coreografias e poesias emocionantes.

 
 

Quer saber mais?
Venha nos prestigiar e se permita envolver-se pela história, pelos caminhos que as palavras de Caminha transcrevem há anos em nosso livros, estórias e contos.


Dia 25 de novembro, no Teatro Atheneu, às 19h.

Os ensaios estão à todo vapor, sinta o gostinho.


Nossa turma especial!

Turma de Ballet


Denni Ellin, pura emoção!

Momentos de descontração!


Aguardamos todos vocês lá!

Um grande beijo

Aline Dosea
Liana Matos
Grupo Talibah


Nenhum comentário:

Postar um comentário