sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Baladi Congress 2012


    
  Vamos gente!  Corre, arruma a mala, não esquece nada, colocou a sapatilha? E os lencinhos de dança do ventre? E a coreografia? Ensaia, ensaia que ainda não está legal. Vamos meninas que teremos uma longa estrada a percorrer.  E assim foram os dias que antecederam a nossa ida a Salvador/BA para o Baladi Congress.

                                                                       Esse dia chegou!!!        

 
     Saímos de Aracaju na quinta-feira dia 10 de outubro de 2012 numa viagem divertida e repleta de expectativas ao que nos esperava no Baladi 2012. A programação do Baladi este ano veio mais uma vez repleta de bailarinos renomados no Brasil e com mais um dia de aula acrescentado ao calendário do evento. Ou seja, uma verdadeira maratona para os amantes da dança oriental e da dança de salão.

     Chegamos e depois de descansarmos, na manhã seguinte acordamos bem cedo. Afinal, a primeira palestra era da renomada Lulu from Brazil que trouxe muitas informações valiosas sobre as bailarinas egípcias e sua influência na dança da atualidade E assim se seguiram os dias: Bailarinos renomados, temas maravilhosos, professores aplicados, palestras envolventes, show encantador e muita emoção.
     Começou o primeiro dia do evento. Cheio de encontros especiais e com muito conhecimento compartilhado (Aline Manta, nosso assoalho pélvico não será o mesmo depois da sua palestra kkk). Márcio Mansur e Monah Souad deram um show de aula. Já a Joline nos fez conhecer movimentos curiosos e diferentes que nos hipnotizavam... Letícia nos fez rir muito com seus elementos supressas, que bailarina contagiante! Fechando com chave de ouro, a noite de sexta foi regada a emoção, gritos e aplausos, o Show de Gala foi literalmente de tirar o fôlego! Já estávamos mais ansiosas pelo segundo dia de evento.




     E novamente mergulhamos em mais um dia inteirinho de muita dança, olhos atentos e concentrados eram fáceis de notar em sala. Cada aluna a seu estilo: umas filmando os melhores momentos, outras escrevendo loucamente (nosso caderninho ficou lotado kkk), mas todas com sede de aprendizado e conhecimento. Seguindo os Works a Kahina aflorou nossa capacidade de interpretação; Allana nos fez pensar em como podemos ser criativas usando movimentos marcantes de pernas; Esmeralda nos deixou super doloridas após um encontro forte com o ballet clássico; e Fernanda nos brindou com uma super aula sobre Laban! Ninguém mais esquecerá os quatro fatores do movimento: espaço, tempo, peso e fluência. É importante lembrar que o sábado foi marcado pelo encontro mais que emocionante com Ju Marconato, onde lágrimas de emoção rolavam em todos os cantos da sala, naquele dia tivemos nossas almas lavadas.

      No fim do dia, houve a Mostra de Dança, onde pudemos apresentar nosso trabalho de meses numa bela e aplaudida coreografia. Aspirantes que se doaram para uma plateia muito receptiva e uma energia singular. Ufa! Esse dia foi puxado!


     No último dia precisamos de muito energético, pois as aulas não paravam e nossos corpos já demonstravam sinais de cansaço. Cumprimos a nossa meta até o fim, batemos muito cabelo com Janah Ferreira, trabalhamos muito nossos cambrets com Esmeralda (tão fofa!), soltamos o quadrilzão com Kahina, suamos pra valer trabalhando as direções com Catarina Hora (nosso orgulho!) e anotamos tudinho que Lulu from Brazil nos falava sobre estilos da música árabe. Quanto conhecimento!
     Finalmente, chegamos ao fim de mais um Baladi Congress, ficamos super doloridas e cansadas, mas felizes e radiantes! Voltamos com uma grande bagagem de conhecimento na mala! Agradecemos de coração a todos os professores que compartilharam seus conhecimentos, que se doaram pelo prazer de ensinar a arte da dança do ventre. E todos os palestrantes pelas imagens cedidas na cobertura do evento pelo Grupo Talibah. Em especial a Fernanda Guerreiro e André Uzêda por oportunizar ao NE um evento de tamanha dimensão que cruza os limites territoriais e alcança lugares que num passado recente era inimaginável ver tantas bailarinas renomes do Brasil juntas num mesmo lugar.


O evento foi super organizado e prazeroso, com certeza estaremos lá ano que vem!

E pra você que por algum motivo não pode comparecer, editamos um vídeo com depoimentos dos palestrantes e trechos dos workshops. Dancem, dancem e dancem.

 

Aline Dosea & Liana Matos

Grupo Talibah

4 comentários:

  1. meninas , vcs são demais ! parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Taís.
    É um prazer ter você no nosso blog. Vamos compartilhar os conhecimentos. :)
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom encontrar essa galera! Lindas, competentes e super fofas! Vamos ver se nos encontramos mais em Aju,né.
    bjos
    Fabiana
    Cia.Ghawazee

    ResponderExcluir
  4. Meninas.... ficou maravilhoso o vídeo. Muito obrigada por dividir um pouquinho desse momento mágico com a gente.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir