terça-feira, 12 de junho de 2012

5ª Edição do Festival de Danças Árabes de Sergipe: Dança e Responsabilidade Social.



Festival, Mostra, Espetáculo, Musical, Show, Performance, Fusão. Muitas são as palavras que temos para definir os variados eventos que corre no mundo artístico. Definições e propostas diferentes, mas todas com um objetivo maior: deixar o corpo transmitir sentimentos, emoções e vivências por meio do movimento, da composição e da imaginação. Esta semana teremos em Aracaju um Festival de Dança que já se tornou parte do calendário cultural sergipano: o FESTIVAL DE DANÇAS ÁRABES DE SERGIPE.
Surgido no ano de 2008, o Festival de Danças Árabes foi a fomentação da ideia da bailarina sergipana Flávia Kahyna com a assessoria e produção das bailarinas Verônica Hayet, Patrícia Nayer e Gabriela Amirra que visaram ampliar os horizontes da dança e possibilitar apresentações de grupos, duplas e solistas em nosso Estado. Na direção geral da bailarina Flávia kahyna e da Cia de Dança Carpe Diem o festival acontece anualmente na cidade de Aracaju/SE. Em suas palavras, Flávia discorre sobre a intenção inicial com a criação deste evento: "Criamos o evento para oportunizar amantes e profissionais de dança. Com isso decidimos unir a arte da dança e a solidariedade."
Sendo assim, um fator interessante deste evento é a responsabilidade social. Todos os anos o festival auxilia Organizações não governamentais (ONG´s), casas de acolhimento e apoio. Para tanto, não se cobra ingresso dos expectadores; a entrada é feita com a doação de 02 Kg de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições de caridade na cidade de Aracaju. Essas instituições são definidas previamente em reunião com a diretoria da Cia Carpe Diem.
No ano de 2008 a ideia de criação do festival surge com grande aceitação. O festival ocorre no Teatro Atheneu com casa lotada. Em 2009, com o Atheneu em reforma, o festival é transferido ao Teatro Lourival Baptista. Para abrilhantar mais o espetáculo, a Cia Carpe Diem traz a Aracaju as bailarinas baianas Criz Azevedo e Ana Azevedo ambas com padrão Khan el Khalili/SP.

Cartazes dos anos 2008 e 2009.
Foto: Acervo da Cia Carpe Diem.

Em 2010 o evento ganha maiores proporções e passa a acontecer no Teatro Tobias Barreto. O público cresce e a repercussão do festival também. Neste ano os alimentos foram doados ao GAREN – Grupo de Apoio aos Renais de Sergipe. Já em 2011 as doações foram destinadas a creche Almir do Picolé que cuida de crianças de forma gratuita. E na 4ª edição do festival a Cia Carpe Diem surpreende mais uma vez ao finalizar o espetáculo valorizando a cultura nordestina.

Cartazes dos anos 2010 e 2011.
Foto: Acervo da Cia Carpe Diem.

Este ano não será diferente. Na próxima sexta-feira, 15 de Junho de 2012, a partir das 20h00 o Teatro Tobias Barreto abre suas portas e suas cortinas ao público e aos bailarinos. E assim, mostrar mais uma vez à sociedade sergipana que aqui existem artistas maravilhosos capazes de realizar eventos que assegurem a arte e o social num mesmo espaço. As instituições favorecidas serão o GAAC e LBV.

Alimentos arrecadados nos anos de 20120 e 2011.
Foto: Acervo da Cia Carpe Diem.

Segundo a autora Luciana Arruda  (http://www.abailarina.com/)  em seu livro “Cartas de uma Bailarina de Dança do Ventre” o “Festival – é um evento que abrange uma variedade de apresentações, com diversas modalidades, geralmente sem tema definido, a variedade é a palavra-chave. Pode ser competitivo ou não”.  E é justamente isso que o público pode esperar desse grande evento. Uma variedade nas possibilidades do criar já que dança nos possibilita vivenciar várias emoções, afinal “o corpo diz o que as palavras não podem dizer.” Martha Graham.


Liana Matos
Grupo Talibah
Bjinsss


Assistam o Vídeo 4ª Edição do Festival de Danças Árabes de Sergipe.